terça-feira, 15 de setembro de 2009

Juventude e Internet, por Lúcia Schuster

         O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre o comportamento dos jovens frente às novas tecnologias em especial a internet.


        No mundo hoje é impossível viver ou imaginar a vida sem a internet. Ela faz parte do dia a dia das pessoas, principalmente a juventude.


       Juventude e internet já foi tema de discussão da Rede globo. Através de pesquisas feitas descobriu-se que os jovens passam horas em frente ao computador, em páginas de relacionamento, bate-papo, jogos, e outros.        


       Alguns até esquecem-se da vida e ficam horas na internet, para desespero dos pais. Os números mostram que os jovens brasileiros têm grande número de amigos virtuais. Marcam encontros com desconhecidos pela internet, os pais nem ficam sabendo. Os próprios jovens admitem que o interesse acontece mesmo, mas vêem o relacionamento virtual com reservas. Muitos jovens também visitam sites proibidos para menores ou restritos pelos pais.


        Os psicólogos orientam que a família deve estabelecer limites, é a família que deve articular e refletir com os jovens esta orientação sobre os usos da internet. Por outro lado a maioria dos pais têm dificuldades no estabelecimento de limites porque eles não  sabem lidar, muitas vezes com esta situação, por desconhecimento ou por falta de controle mesmo.


        Diante disso, podemos perceber que as relações humanas na vida social não podem mais ser estudadas, compreendidas sem as novas tecnologias, em especial a internet. Também é necessário pensar na transformação educacional levando em consideração os meios de comunicação.


        A internet tornou-se um canal de armazenamento e distribuição de dados digitais nunca visto na história. Ela não só oferece novas possibilidades das mídias entre si, imagens, sons e vídeo, como permite também, certo nível de controle do conteúdo por parte do receptor.


        A revista Época de setembro de 2008 trouxe uma reportagem sobre a internet e a juventude que nasce com o computador em mãos. Que se alfabetizará graças às máquinas, se relacionará graça ao computador... meninas que brincam de boneca com modelos virtuais, meninos que lêem jornal e atualizam o blog com seu time favorito.


        A internet pode trazer grandes benefícios. Um estudante com um computador pode ter acesso ao mundo, às informações do mundo inteiro, através da pesquisa. A internet é um meio de comunicação e interação que diminui as distâncias.


       Na sociedade contemporânea os computadores e celulares fazem parte da vida das pessoas e apresenta como a geração da internet, que já nasceu com as mídias digitais, interage com essa tecnologia como se fosse extensão do próprio corpo. Para esta nova geração as relações são mais em espaços virtuais do que no concreto dia a dia.


        Por outro lado é importante refletir: será que o jovem que tem tanta facilidade em lidar com as novas tecnologias sabe fazer as melhores escolha? Ao navegar pelos links, hipertextos sabem diferenciar e selecionar as informações com equilíbrio, de forma a norteá-lo para uma verdadeira autonomia?


        Para MCLUHAN (2001) os meios de comunicação que através de sua ação, modificam o espaço e o tempo, modificam também as relações entre as várias partes da sociedade transformando a ideia de comunidade. Nesse sentido os jovens organizam-se em grupos virtuais para estabelecer sua comunidade virtual.


        MOREIRA (2003) afirma que a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação trouxe consigo uma nova maneira de (re) organizar  a atividade humana nas mais diversas áreas do conhecimento. Torna-se quase impossível imaginar uma sociedade sem a presença do computador. O uso do computador possibilitou mudanças significativas na maneira de conhecer, conceber e apropriar-se do mundo e, também de relacionar-se com o entorno sociocultural.


       Os jovens são fascinados pelo ORKUT, é uma rede de comunidade social virtual mundial que através de um cadastro permite a comunicação. A maioria dos jovens tem o seu Orkut muito bem elaborado, às vezes se expõe muito colocando sua vida pessoal sem restrições.


        Há também o YouTube, e conforme dados obtidos pelo site mundo das Marcas(2007) o YouTube é um site da Internet que permite que seus usuários assistam e partilhem vídeos em formato digital. Outro artifício muito utilizado pela juventude é o blog.


        As novas tecnologias mudaram a maneira dos jovens consumirem as mídias. Se na geração anterior o consumo de mídia se dava separadamente, em um momento assistia-se televisão e em outro se lia o jornal. Agora se faz tudo simultaneamente enquanto assiste-se televisão navega-se na internet, lê-se jornal, compartilham-se opiniões através do MSN, fala-se ao celular sem nenhuma dificuldade. O conceito da nova geração é “M”, Multimeios, ou seja, a utilização de vários meios ao mesmo tempo, não só para se informar, mas para relacionar-se.


        A partir das leituras e estudos realizados pude refletir e pensar sobre os relacionamentos dos jovens estão mais liberais e atenados com as novas tecnologias com a questão da globalização. Estão resgatando as relações de convívio mesmo através do espaço virtual com familiares e amigos.


        Desta forma, o jovem ao navegar depara-se com múltiplas aventuras de acordo com a sua imaginação, interesse ou necessidade como: conhecimento, interatividade, entretenimento.


        Por outro lado percebi que muitos jovens se fecham, se isolam ficando individualistas e apáticos quanto às questões ligadas ao futuro como a falta de perspectiva profissional.


        Também na aquisição do conhecimento percebi a facilidade que o jovem tem em acessar e lidar com as novas tecnologias. No entanto também há uma preocupação dos jovens que não têm acesso às novas tecnologias, ficam excluídos.


        Muitos jovens mesmo tendo acesso não têm preparo cognitivo e nem um planejamento comportamental para realizar seus valores individuais e culturais.


        Portanto, a internet e as mídias digitais são necessárias e úteis como facilitadores do processo de conhecimento e de interação, como também outras tecnologias podem facilitar e estimular os processos cognitivos, porém é necessário um olhar educacional e pedagógico nessas tecnologias para que sejam mais bem aproveitadas e possam ser mais exploradas para melhorar a aprendizagem dos educandos.


 


 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



CAPOBIANCO, Janaína. Juventude e Internet. Módulo 6. Cuiabá-MT, 2009.


MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação; como extensões do homem. Tradução de Décio Picnatari. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2001


MCLUHAN, Steffanie . McLuhan por MacLuan: Conferências e entrevistas. Rio de Janeiro. Ediouro, 2005.


MOREIRA.F.J.G. As tecnologias da informação e comunicação na Educomídia. Orientador, Sebastião Carlos de Morais Squirra. SBC, 2003.


 

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