quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Orientação aos jovens quanto ao uso da internet

Por Zilma Maria Santana Borges


Vivemos hoje num mundo globalizado onde as distâncias estão cada vez menores, as informações, acontecimento circulam em tempo real. Tudo isso é fruto do desenvolvimento da tecnologia nos anos 60 do século XX se alguém profetizasse este mundo de hoje que ora estamos inseridos, não seria levado a sério, uma vez que falar e ver o interlocutor instantaneamente seria uma utopia para a época. Hoje estamos vivendo essa realidade, nesse mundo globalizado em meio à comunicação e informação instantânea, através da internet podemos nos conectar com o mundo todo, apenas com um click e sem sairmos de nossa sala.



 Essa revolução tecnológica trouxe mudança de hábitos nas vidas das pessoas, principalmente das crianças, adolescentes e jovens, hoje eles falam outra língua, pois desenvolveram competências, explicitas para conviver com estes recursos tecnológicos, e suas quase incompreensíveis gírias de linguagem, sua percepção hipermídia, seu ritmo acelerado de vida, sua ânsia permanente de não perder tempo, sua intimidade com todas as novidades encaminham os jovens a um perigoso mundo totalmente desconhecido.



Uma vez que estes jovens ficam expostos a tudo que há no mundo através da rede mundial de comunicação, a internet tem uma infinidade de informações disponíveis e os jovens precisam receber orientações adequadas para “caminhar” com segurança pela rede de comunicação. Nesse sentido é que a escola deveria entrar como sendo um canal adequado para oferecer essas oportunidades a eles, que precisam receber e buscar uma formação adequada aos dias atuais.



A partir do momento que o jovem tem esse contato com a rede mundial de comunicação, faz-se a ligação direta com um mundo vasto e infinito de informações e imagem. É nessa hora que entra uma das funções básica da escola que é orientar o seu aluno, saber procurar informações, saber estudar, já que as informações estão disponíveis, o importante é fazer com que o jovem saiba acessá-las e assimilá-las.



 Esse acompanhamento da escola ao jovem no mundo da internet é apenas mais um esforço a fim de evitar que este se perca na rede mundial de informações e que tome como sendo verdadeiro o que não é. Pois como já dissemos a rede mundial de comunicação trás de tudo, bom e ruim, é imprescindível que não deixemos que os jovens se percam em seus caminhos, acreditando e tomando como verdade tudo que encontra na sua caminhada pela internet. Já que a internet também oferece risco e perigo a quem ainda não tem experiências.



Os pais da atual geração foram crianças e adolescentes que cresceram sem a presença das mães, devido a questões econômicas estas eram obrigadas a trabalhar fora e deixar seus filhos em frente a uma televisão em atitude passiva. Hoje isso também se repete só que agora a companhia é do computador conectado a internet, atual babá eletrônica. Os jovens continuam crescendo sem a presença de um adulto para orientá-lo. Só que há uma diferença entre a televisão e a internet, ela não é solitária. Nela há entretenimento, jogos, música participação de chat de discussão, uso do MSN para falar com amigos.



Estar em casa entre quatro paredes da uma sensação se tranqüilidade e segurança, mas, no entanto é só aparência, os adolescentes que descobrem a sensualidade, a beleza querem mais é se expor. Abrem paginas no Orkut, criam blogs onde postam fotos e vídeos colocam informações pessoais, o que parece ser uma simples diversão, pode vir a ser uma dor de cabeça, já que eles acreditam não haver conseqüências maiores diante da exposição de sua privacidade. Nunca se sabe quem esta do outro lado da rede e quais as suas intenções, isso é perigoso. Podemos constatar isso através de noticias que nos chegam pelas mídias de crianças e jovens que sofreram violências e ate foram mortas por pessoas que conheceram através de site de relacionamento.



Há também na internet outros perigos que os jovens estão expostos, tais como matérias impróprias como pornografia, comunidades que pregam a violência, o ódio e o racismo de todas as formas, idéias extremistas. São matérias que prejudicam a formação moral e intelectual de crianças e jovens, uma vez que estes não têm a suas faculdades mentais para fazer o discernimento entre o correto e o errado. O que leva a prejudicar o desenvolvimento psico destes jovens. Alem de ser contrario aos valores morais que se prega a uma sociedade para que esta seja mais humana.



Outro problema sério que tem observado como professora é a violação dos direitos autorais, os alunos quando realiza pesquisas para realizar trabalhos vão direto a internet e lá fazem copias, downloads ilegais, outras vezes praticam o plagio que podem ter graves problemas de ordem jurídica, pois é uma prática criminosa e que causam danos financeiros em casos de usos de matérias de áudio, vídeos e imagens a seus autores.



Também não poderíamos deixar de citar que o uso excessivo da internet pode levar os jovens a se viciarem. O que é prejudicial, já que afeta diretamente o rendimento escolar, a sociabilidade e fazem ainda que eles não consigam fazer a separação do mundo real do virtual.



Diante do que foi exposto é que se faz necessário que a escola, como instituição que busca zelar pela formação moral e intelectual de sua juventude, para que no futuro tenhamos uma geração de pessoas mais responsáveis e plenamente consciente de seus direito e deveres enquanto cidadãos, e que através de seu professores procurem orientar adequadamente seus educandos no uso dos recursos tecnologias que fazem parte diariamente do universo dos jovens.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário