terça-feira, 15 de setembro de 2009

Juventude e Internet

A educação é aquilo que permanece depois de


esquecermos tudo o que nos foi ensinado.


HALIFAX


                                                                                                 Lizandra Rodrigues Soares[1]

RESUMO:     Devido ao grande desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação no decorrer dos anos, a Internet tornou-se uma das ferramentas primordiais para a interação entre indivíduos de diferentes classes sócias, ideologias e comportamentos éticos. Não há mais uma delimitação geográfica para a interação que já não é mais face a face e sim máquina a maquina. A internet mudou as interações humanas, visto que, hoje é possível conhecer pessoas de diferentes raças, países, ideologias política, religiosa, moral. Através de um click podemos falar, enviar fotos, mensagens e até mesmo planejar ou efetuar crimes.


PALAVRAS CHAVES: Tecnologia, Internet, Interação.


 


INTRODUÇÃO


            O avanço tecnológico fez com que a sociedade contemporânea perpassasse por profundas transformações nas relações socioculturais, econômicas e políticas. A idéia de mundo globalizado acelerou não só as tecnologias da comunicação e informação, mas exigiu consigo uma mudança nas interações sociais. Essas relações sociais têm sido diferenciadas e pautados nas tecnologias de informação e comunicação produzindo assim um redimensionamento nas relações comerciais, socioculturais, políticas e econômicas. Ao observamos essa mudança podemos afirmar que a forma de interação no Brasil mudou drasticamente, uma vez que a pouco tempo atrás possuíamos uma comunicação precária e a sociedade brasileira possuía uma base fundamentada na vida rural.


            A edição especial da Revista Veja publicou uma reportagem sobre “Geração pontocom” que afirma:


[...] Os jovens de hoje só conhecem essa realidade pelos livros de história. Quando eles nasceram, nos anos 80, o país já tinha instalado um parque industrial grande e moderno e estava conectado por redes de comunicações e por satélites. Na década seguinte, essa modernidade se traduziu na entrada na vida da classe média urbana da mesma tecnologia disponível em países mais desenvolvidos. Para o adolescente, telefone celular, videogame, cartão eletrônico, videocassete e computador sempre estiveram presentes. O PC é um equipamento que acompanhou o jovem praticamente desde seu nascimento. Muitos foram alfabetizados digitando no teclado. Uma pesquisa conduzida com 2 098 adolescentes em sete capitais brasileiras pela consultoria CPM Research mostra que mais da metade deles sabem usar o computador e que 49% o usa regularmente na escola.


 


            Podemos perceber assim que a introdução das novas tecnologias de comunicação e informação mudou totalmente as relações humanas, pois enquanto a geração dos anos 60 e 70 assistiam à televisão que é um entretenimento eletrônico de imagem e som sem interação; os jovens dos anos 80 em diante passaram a ter acesso a internet que é um entretenimento interativo com diálogo rápido, sem delimitação geográfica.


 


O GRANDE DESAFIO


            A internet tornou-se uma grande teia de comunicação virtual, visto que, através dela temos acesso a textos, imagens, sons, vídeos envolvendo diversos conteúdos, ou seja, pesquisa educacional, sites de relacionamentos, notícias do país e do mundo etc. Esta mobilidade da internet trás consigo novos desafios uma vez que estamos perpassando da televisão como um meio eletrônico que forma opiniões mesmo sem haver uma relação de interação, para a internet que possibilita a interação com pessoas de diferentes ideologias, distâncias geográficas e etc. Além disso, a possibilidade de se estabelecer um diálogo rápido, mesmo entre aqueles que se dizem tímidos com dificuldades de relacionamento.


É notório observar que as relações sociais com o surgimento da internet mudaram drasticamente, uma vez que, muitos pais transferiram para a internet a responsabilidade de educar, orientar e dialogar com seus filhos. É fato que muitos pais acham normal o filho passar horas e horas na frente de uma tela de computador desde que esse não saia de casa, pois para estes a violência está nas ruas, nas interações sociais fora de casa e se esquece que a violência também está na internet. Está cada dia mais comum ouvirmos notícias do tipo:


JN, Sábado 12 de Julho de 2008, pág. 20. «Namoro pela Internet acabou em violação» «Uma jovem de 16 anos terá sido seduzida através da Internet e acabou supostamente violada, na madrugada do passado dia 7, por um  empresário, de 33 anos e por um jovem, de 18 anos, de Vagos. Os dois suspeitos foram detidos pela Polícia Judiciária de Aveiro. Tanto quanto o JN conseguiu apurar, a adolescente “namorava” com o homem mais novo através da Internet. Na noite da violação a rapariga foi convidada pelo rapaz para um encontro no café, onde costumava usar a Internet, propriedade do empresário. A jovem saiu de casa sem os pais saberem apanhou boleia do namorado até ao café, acabando num dos quartos situados por cima do estabelecimento, onde terá sido violada. O “namorado” terá então chamado o empresário, tendo este, através do uso da força, obrigado a jovem a manter de novo relações sexuais. Jesus Zing»

            Com isso percebemos que a internet tem seus pontos positivos e negativos dependendo da forma como é manuseada. Outrossim, a internet está em constante crescimento como afirma dados da pesquisa da folha ibrands:

 

Mais de 10 anos se passaram desde o início do acesso comercial à Internet no Brasil e os sintomas de seu crescimento explosivo estão por toda parte. Se em 2001 o número de usuários de Internet no Brasil era de 23 milhões, ou 19% da população do país, segundo dados da pesquisa Folha Ibrands, hoje chega a 41.565 milhões de pessoas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope//NetRatings no primeiro trimestre de 2008.

(...)O estudo comprovou que o Brasil continua a ser também o país onde se gasta mais tempo conectado à internet em todo o mundo. Aliás, ele se mantém nesta posição desde 2005. A média de tempo online de cada brasileiro no mês de maio foi de 23 horas e 48 minutos, 1 hora e 1 minuto a mais do que a média de abril. O Japão vem em segundo lugar com 21h34min, seguido da França (20h23min), Estados Unidos (19h46min) e Austrália (18h00min).

O Brasil também vive o maior “boom" nas vendas de computadores de uso pessoal. Só no primeiro trimestre deste ano, o Brasil vendeu 2,82 milhões de PCs, o equivalente a 21,5 unidades
por minuto, segundo dados da consultoria IDC. O resultado representa uma alta de 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 2,378 milhões de computadores. A expectativa é que o Brasil feche 2008 com 13 milhões de máquinas vendidas, o que faria do país o quarto maior mercado do mundo, ultrapassando o Reino Unido.

 


            Portanto, podemos concluir que a inovação tecnológica está eliminando fronteiras e isso exige uma mudança de hábito e atitudes de todos os usuários deste meio de comunicação, como também dos pais e responsáveis que devem sim, limitar e controlar o acesso de seus filhos, principalmente, dos menores de idade que ainda não tem condições de discernir o certo e o errado, evitando com isso que a violência esteja dentro de sua casa.



 


REFERÊNCIAS


www.google.com.br – acesso: 22/06/09


http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_084.html, acesso 22/06/09


http://rosabrancapinto.blog.com/3382151/, acesso 24/06/09




[1] Especialista em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna e Literatura e Fundamentos da Docência em Educação a Distância. Professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. E-mail: lilufreitas@hotmail.com

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